É ESTA A CONTENÇÃO ORÇAMENTAL QUE O NOSSO GOVERNO NOS PEDE ?!
Em época de contenção orçamental, e com a administração pública sujeita a restrições na aquisição de viaturas novas, por indicação do Decreto de Execução Orçamental para 2007, o ministro da Justiça acaba de comprar cinco automóveis topo de gama. O negócio, sem incluir o imposto automóvel (IA), de que as instituições públicas estão isentas, rondou um valor global de quase 176 mil euros (35 mil contos) e foi por ajuste directo, sem recurso a concurso público, e sem autorização do Ministério das Finanças. Poderá estar em causa a violação da lei. O gabinete de imprensa de Alberto Costa, em esclarecimentos ao DN, confirmou a compra, mas garante que "o processo decorreu no estrito cumprimento do enquadramento legal". As Finanças, por seu lado, confirmaram as restrições às aquisições, mas até ao fecho da edição não se pronunciaram sobre o pedido de autorização. Esta aquisição, executada pelo Instituto de Gestão Financeira e de Infra-Estruturas da Justiça (IGFIEJ) e autorizada por despacho do secretário de Estado adjunto do ministro da Justiça, Conde Rodrigues, está a provocar, segundo apurou o DN, algum mal-estar nos meandros judiciários, nomeadamente nos tribunais, uma vez que são constantes as queixas da falta de dinheiro para a compra dos materiais mais básicos. Por outro lado, os magistrados do Ministério Público recorrem normalmente à Polícia Judiciária para conseguirem uma viatura quando necessitam de realizar uma diligência.Neste panorama de carência, um dos contemplados com um novo carro de alta cilindrada foi o presidente do IGFIEJ, com um Audi Limousine 2.0TDI, de 140 cavalos. Esta viatura, sem o IA, custou ao Estado 38 615,46 euros, com 2831 euros de equipamento opcional, nomeadamente caixa de 6 CD, computador de bordo a cores, sistema de navegação plus, sistema de ajuda ao parqueamento, alarme e pintura metalizada. Antes, João Manuel Pisco de Castro tinha ao seu dispor um outro Audi A6, com motorista de serviço, e um Peugeot 404, que conduzia pessoalmente. Estas viaturas tinham sido adquiridas em 2003. Mas também quatro Volkswagen Passat Limousine 2.0TDI - 34 257,40 cada -, foram para o Ministério: um para o gabinete de Alberto Costa, outro para o secretário de Estado João Tiago Silveira, outro para Conde Rodrigues, e o último para a secretaria geral.O Ministério da Justiça, conforme foi explicado ao DN, recorre geralmente, para o seu serviço e inclusivamente para uso do ministro, a viaturas aprendidas, a maior parte oriunda do tráfico da droga. São, em geral, bons carros. Esta prática terá sido abandonada em época de contenção financeira.
Diario de Notícias
22 Comments:
uma vergonha...
mandam o Zé-Povinho andar de transportes publicos e dps compram estes jacuzi's...
só deviam era ter direito à senha do passe e qm quisesse levar carro próprio - comprado a pronto ou a crédito c o seu proprio ordenado (q n deve ser assim tao reduzido)- pagava a diferença!
mais uma vez, q vergonha
:/
O Zé Povinho tem que apertar o cinto, para que aqueles cabr$%# possam andar de cu arreboiçado num topo de gama de muitos milhares de euros! Subscrevendo na totalidade o que dizes e citando a monikyta: Uma VERGONHA!!! Dá VERGONHA ser-se português no actual estado de desgraça...
Ainda bem que voltaste, com muito para dizer!
Beijinhos e boa semana!
É uma vergonha e podes acrescentar a essa vergonha as verbas diárias de deslocação dos deputados e já agora acrescenta também as verbas para estudos de dossiers já conhecidos e estudados.
É chocante, no mínimo. Não é que 176.000 venham equilibrar o OE mas arranham a nossa sensibilidade.
Simplesmente infame. Espero que depois de tudo o que se está a passar não votem neles outra vez.
Não há palavras para descrever ou melhor, haver há, não quero é baixar o nível em casa alheia!
Esta cambada de hipócritas que nos desgovernam, que pedem sacrifícios a quem já nada mais pode dar, sem um pingo de vergonha, vão-se governando com mordomias, esbanjando dinheiros públicos impunemente!
Vejo que regressas em forma!Ainda bem.
Aquele abraço infernal!
Nós temos que apertar o cinto, mas eles podem andar com ele largo!!! Também querooooooooooooooooo!!!!!
Beijos :)
Cambada de ladrões, de gatunos e de chupistas... é que essa gente é!!!
O pessoal que amargue...
Uma vergonha.
Um grande beijo - ainda bem que já tiraste a rolha!!!
este país caminha a passos largos pá rotura total vai ser bonito quando chegar-mos lá, vai, vai...
abraço
A resposta à tua pergunta está na pergunta em si, mais precisamente na palavra "nos". Quem disse que eles estavam abrangidos?
o contenção orçamental é para nós, os grandes do poder esbanjam como querem e lhes apetece. Estamos um pais de hipocritas,e estou á espera de mais tarde ou mais cedo termos uma nova rev. o povo está muito descontente com o rumo que leva.
contenção orçamental, aqui temos um bom exemplo dos nossos queridos politicos
saudações amigas e resto de um bom domingo
Porque és um visitante especial, que deixa nas ideias as suas convicções e o calor humano do respeito e da amizade, deixei-te, no meu blogue, o símbolo do nosso aperto de mão.
Obrigada pela tua presença amiga
Fosgace não haveria um chaço desses para mim???
Talvez seja por causa da mesma língua, meu amigo, mas, curiosamente, esse "filme" também passa com bastante frequência por aqui, no Brasil.
Abraços, e tenha a melhor das semanas!
É sacar vilanagem
Saudações amigas
é vergonhoso é o que é! Sinto cá uma revolta quando sei destas coisas...e dinheiro para instituições de solidariedade nunca há...francamente
abraços
Cambada de chulossssss!!!
És dos meus mais queridos companheiros neste espaço da blogosfera e, por isso, quero comemorar o dia de hoje contigo, de uma forma especial.
Hoje é o dia do "Olá". O dia em que internacionalmente se comemora o world hello day, num grito universal de unidade em prol da paz e da justiça. Quando te digo olá eu quero dizer tudo. Mesmo tudo. Mas sobretudo quero caminhar contigo em busca de pessoas que queiram caminhar.
Olá!
caramba, é revoltante!
e ando eu aqui a contar moedinhas para trocar o meu clio de 97....
cambada de fdp
bjs
Este é um blogue de referência com críticas excelentes e onde vislumbro uma dose de bom humor. Por isso deixei-te, no meu cantinho, um prémio bem humorado mas que é, antes de tudo, um prémio solidário e afectivo.
Eles usam rolhas fininhas para não doer nos seus rabitos macios... e obrigam-nos a nós a usarmos batoques...
Politicos... quem os quiser que os compre... eu pessoalmente preferia era reciclá-los...
Abraço
Enviar um comentário
<< Home